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SCR

 

O SCR (Selective Catalytic Reduction) é o mais recente sistema de controlo de emissões que pode ser encontrado em viaturas a partir do ano 2014 e cuja adoção é fundamental para cumprir as metas de emissões exigidas pela norma EURO 6.

O SCR trata e reduz o NOx existente nos gases de escape, convertendo os mesmos em azoto (N), vapor de água (H20) e pequenas quantidades de CO2, usando para tal compostos de Ureia (AdBlue - solução aquosa de ureia formada por 32,5% de ureia pura e 67,5% de água desmineralizada) e sem que sejam gerados outros subprodutos indesejáveis.

O sistema SCR é uma solução muito eficiente capaz de reduzir as emissões de NOx em mais de 90%.

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LNT

 

O LNT (Lean NOx Trap) consiste num sistema de tratamento de gases poluentes provenientes dos motores de combustão interna dos automóveis, em especial do NOx e diferencia-se pela presença de elevados níveis de Ródio (Rh), devido à excelente performance deste elemento no tratamento deste gás nocivo e de um washcoat adequado a este tipo de tecnologia.

 

Para além de realizar as mesmas funções do DOC, apresenta também a capacidade de redução do NOx em azoto (N2). O DOC tem na sua constituição fundamentalmente platina (Pt) e/ou paládio (Pd) e a sua principal função é a oxidação dos Hidrocarbonetos (HC) e Monóxido de Carbono (CO).

 

O washcoat de um LNT, é também constituído por elementos químicos que permitem a adsorção e regeneração de NOx durante diferentes fases do funcionamento do motor.

 

A ausência de necessidade de injeção de DEF (Diesel Exhaust Fluid) no LNT, por exemplo o AdBlue®, é também outra das principais diferenças face aos SCR’s.

 

 

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