A VENEPORTE dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização dos diferentes componentes do sistema de escape (coletores, catalisadores, filtros de partículas, SCRs e silenciosos) para os diferentes veículos automóveis. Com diversos clientes OEM/OES, é também um player incontornável no segmento IAM.
Entre os melhores do seu setor, a VENEPORTE utiliza a mais avançada tecnologia no seu processo produtivo, visando uma cada vez maior capacidade competitiva e um reforço permanente do seu nível de serviço a todos os seus clientes.
Testemunho da dedicação, empenho e confiança que nos inspiram em tudo o que fazemos.
A inovação constante, a tecnologia utilizada e os materiais incorporados são o garante de um produto de elevado nível de qualidade, muito semelhante ao original.
Fundada em 1966, e com início de atividade produtiva em 1967, a Veneporte tem a sua sede e principal unidade produtiva na localidade de Águeda, distrito de Aveiro, Portugal, dispondo atualmente de instalações cobertas de 25.000m2, inseridas numa área de 50.000m2.
A década de 70 constituiu uma fase de importante crescimento da empresa, particularmente potenciado pelo protecionismo que a Lei da Compensação da Indústria Automóvel, na altura em vigor em Portugal, lhe permitiu. Tal facto levou a que Veneporte fosse fornecedora de praticamente todos os clientes OEM e OES, nessa altura instalados em Portugal. Foi também nessa década que a empresa iniciou a produção de tubo, não só para a incorporação na produção de escapes, como também para a comercialização.
A década de 80 ficou marcada por duas fases particularmente distintas:
- Até 1986, podemos destacar o reforço das ligações aos diferentes clientes OEM/OES instalados em Portugal;
- Após 1986, com o processo de adesão de Portugal à CEE, o início da abertura de diferentes mercados externos, tendo esse processo de internacionalização sido algo natural, potenciado pelas referidas ligações a clientes como a Peugeot, Renault, Fiat, UMM, etc., instalados na altura em Portugal.
A abertura do mercado implicou também uma maior exposição à concorrência, com muitas implicações para a empresa.
A década de 90 ficou marcada pela mudança da totalidade da estrutura accionista (Dezembro de 1991).
Na altura, os novos accionistas aprovam a implementação de um importante plano de reestruturação da empresa, com particular destaque ao nível da melhoria das instalações e equipamentos, mas sobretudo ao nível da reorganização dos diferentes processos.
Como consequência dos diferentes investimentos realizados, bem como da nova estratégia da empresa, a Veneporte conseguiu (em inícios de 1996), a certificação segundo a norma NP EN ISO 9002:1995, por parte do I.P.Q.
Mais tarde, em 1998, obteve também a mesma certificação pela TÜV. Nesse mesmo ano, a sociedade foi transformada em Sociedade Anónima (S.A.).
Nesta década, a Veneporte continuou a registar importantes crescimentos na sua atividade.
Em 2003, obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com o novo referencial NP EN 9001:2000 (TÜV e APCER).
O ano de 2004 ficou marcado por um importante reforço do processo de internacionalização da empresa, bem como pelo reforço das ligações a clientes OEM e OES, com destaque a clientes como a Fiat, Lancia e Alfa Romeo, Mitsubishi e Toyota, e também por uma importante concentração da estrutura acionista.
2008 ficou marcado pelo início do fornecimento à IVECO (OEM e OES).
Em 2009, a Veneporte foi nomeada fornecedora oficial da Peugeot/Citroën para projectos OES e Eurorepar, bem como da Volkswagen na Alemanha, para os projectos TVP Polo e TVP Golf. Ainda em finais de 2009 foi celebrado o acordo oficial de fornecimento ao Grupo GAU - França, com início dos fornecimentos ainda nesse ano.
O início desta década ficou marcado pela nomeação enquanto fornecedor oficial da Renault (OES e Motrio) e pelo arranque de novos projectos OEM com a Mitsubishi (MFTE).
Em 2011, a empresa obteve a certificação segundo as normas ISO/TS 16949, tendo conseguido com isso um reforço de credibilidade junto de todos os seus clientes, particularmente junto dos OEM e OES.
2012 foi marcado pela atribuição de um award da PSA à Veneporte, devido à sua elevada performance, bem como ao seu excelente desempenho logístico. Esse ano ficou também marcado por uma importante aposta no desenvolvimento e produção da gama de catalisadores, aumentando assim as possibilidades de negócio da empresa.
Em 2013 obteve a certificação da Volkswagen, segundo a norma VDA6.3.
O ano de 2014 ficou marcado pelo contínuo reforço da gama de catalisadores e silenciosos, bem como pelo início do desenvolvimento da gama de filtros de partículas.
No ano de 2015 houve uma forte aposta no reforço da internacionalização da empresa.
Em 2016, adquire o estatuto de “Approved Business Partner” do Grupauto International.
Durante o ano de 2017, disponibilizou ao aftermarket as suas primeiras referências de conversores catalíticos com tecnologia Euro 5, assim como, renovou a sua imagem corporativa.
Em 2018, iniciou a sua parceria com a Faurecia no projeto Easy2fit.
Em 2019, a Veneporte lançou a sua gama de filtros de partículas ovais do grupo Volkswagen. Foi nomeada para finalista do Grand Prix Internationaux de L`innovation Automobile pela Equipauto. Ainda durante este ano, foram inauguradas as novas instalações.
No início desta década, a Veneporte oficializou o contrato de fornecimento da sua gama de filtros de partículas com o grupo Renault para o mercado de reposição. Apresentou o seu novo vídeo institucional, o qual mostra a realidade da empresa. Disponibilizou ao mercado de reposição a sua nova gama de produtos com tecnologia Euro 6, onde se incluem os novos conversores catalíticos, os novos filtros de partículas e muito especialmente os SCR`s (Selective Catalytic Redution). Em 2021, a Veneporte alargou a sua gama de produtos Euro 6.
Acreditamos estarem criadas as condições para a Veneporte, de uma forma cada vez mais consistente, e conjuntamente com todos os seus distribuidores, aumentar a sua importância nos diferentes mercados onde opera.
Resta-nos trabalhar para que os próximos anos continuem a reforçar os resultados até agora obtidos.